Detalhando o sistema de graduação
Carência
Dando continuidade ao texto anterior, o sistema considera basicamente 3 dimensões: tempo na graduação atual, quantidade de avaliadores e aprovações, e o que se espera ver durante a exibição dos katas.
O tempo na graduação atual é uma carência mínima que o praticante deve cumprir para que se torne elegível a tentar a próxima graduação. Na tabela a seguir, essas são as carências, de acordo com as regras da FIK (Federação Internacional de Kendo) e da CBK (Confederação Brasileira de Kendo).
Graduação pretendida
1º dan - 6 meses de 1º - (idade mínima de 13 anos)
2º dan - 1 ano ou mais de 1º dan 3º dan - 2 anos ou mais de 2º dan 4º dan - 3 anos ou mais de 3º dan 5º dan - 4 anos ou mais de 4º dan 6º dan - 5 anos ou mais de 5º dan 7º dan - 6 anos ou mais de 6º dan 8º dan - 7 anos ou mais de 7º dan (idade mínima de 46 anos)
Se a pessoa conseguisse prestar um exame no exato momento do fim da carência atual e, ainda, não fosse reprovado em nenhuma tentativa, demoraria 29 anos para se chegar ao 8º dan, isso se a pessoa não tiver menos de 46 anos no momento de prestar o último exame.
Fora do Japão, a realidade dos países impede que haja exames de graduação recorrentes para evitar esse espera entre o fim da carência e a próxima tentativa. Principalmente para graduações mais altas. Muitas vezes, o país não possui a quantidade suficiente de senseis com graduações necessárias para realizar a avaliação. Ou a federação precisará trazê-los de fora, o que é custoso para ela, ou o praticante deverá viajar atrás de um evento onde haverá exame para a graduação pretendida, o que fica ainda mais custoso para o participante individualmente.
Adicionalmente, quanto maior a graduação, maior o grau de exigência. É preciso de muita dedicação aos treinos e uma boa instrução para alcançar degraus mais altos. É raro que se consiga chegar ao 8º dan em 29 anos.
Importante pensar que, apesar desse tempo ser uma regra, mais do cumprir a carência, o praticante deve se sentir apto a preencher o próximo passo, com consistência e proficiência. Notem que no documento da FIK, menciona-se "x anos ou mais" para que fique claro que cumprir esse tempo sem apresentar um iaido com um certo nível técnico esperado, não garantirá a aprovação.
Como mencionado no texto anterior, a graduação tem uma função que traz consigo uma responsabilidade: transmitir o conhecimento e nada além disso. Por isso, o tempo é a dimensão menos importante. O importante é mostrar que houve evolução durante esse período.
Antes de avançarmos, mais dois pontos sobre a questão do tempo. A idade mínima para a graduação. A transmissão do conhecimento não deve ser apenas técnica mas também tem a ver com maturidade. Nesse sentido, pessoas muito jovens podem subir rapidamente mas podem não ter tempo de assentar o conhecimento do iaido e mesclar a algum conhecimento de vida.
Outro ponto é com relação às graduações de 9º e 10º dan. Apesar de terem existido, e alguns vivido até pouco tempo atrás, essas graduações não são mais concedidas. Filosoficamente, a ideia de chegar a esse nível seria de chegar a perfeição ou perto dela, o que iria contra a ideia de caminho (Do), como mencionado no texto anterior.
No próximo texto, falaremos sobre a formação da banca examinadora.
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