A formação da Banca Examinadora
Além do tempo mínimo em cada graduação, outro fator a ser considerado é a formação da banca examinadora.
Quanto maior a graduação pretendida, maior o grau dos sensei avaliadores, sua quantidade e, o mais importante, a quantidade de aprovações.
Como funciona na prática. O sensei avaliador em questão assiste ao enbu do candidato em segundo sua opinião, decide se o candidato foi aprovado ou não. Por exemplo, um candidato a Shodan (1º dan) é avaliado por 5 sensei. Para ser aprovado, ele precisa, no mínimo, de 3 aprovações.
A seguir, a tabela de formação de banca de acordo com a regulamentação da FIK (Federação internacional de Kendo)
Além dos pontos descritos no manual da ZNKR, o regulamento da FIK destaca pontos importantes que a banca deve considerar na hora de avaliar a performance do candidato. Sobre esses critérios, falaremos mais para frente.
Vocês devem ter notado que na tabela não se encontra os critérios para aprovação de 8º dan. O regulamento preve que cada organização tem a prerrogativa de definir o critério de aprovação desde que seja rigoroso.
Por fim, aplica-se também para os candidatos de graduação até 5º dan uma prova escrita, conceitual, para verificar se o candidato também domina a parte teórica de conceitos que permeiam a execução do Iaido.
Comments