Graduação no Iaido - Parte I
- Yuji Yamauchi
- 3 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de dez. de 2020
O sistema de Graduação
Quando se inicia uma arte marcial, é muito comum que o praticante, ainda quando está buscando qual arte praticar, se pergunte como funciona seu sistema de graduação. Ele quer saber quanto tempo e esforço leva para "terminar" o treinamento, em geral por desconhecer que a arte marcial é um caminho e não um fim em si mesma. Mas essa discussão fica para outro artigo.
Pensando nisso, vamos explicar como funciona a graduação do Iaido. Nas organizações ligadas a FIK (Federação Internacional de Kendo) utiliza-se as mesmas diretrizes da Zen Nippon Kendo Renmei (ZNKR), a Federação Japonesa de Kendo.
Base do Sistema de Graduação
No Brasil, a CBK (Confederação Brasileira de Kendo) adota esse mesmo conjunto de regras baseada no sistema de Dan/Kyu, o mesmo utilizado em diversas artes marciais japonesas, implementada por Jigoro Kano Sensei, criador do Judo. Para quem não sabe, antes de Kano, não se usava de faixas, muito menos cores para as mesmas. Ou você era o sensei, ou você era o aluno. Como muitas dessas artes e técnicas eram na verdade segredos militares de cada feudo, esse tipo de sistema não era necessário, seja pelo tamanho dos dojo e o número de praticantes.
Quando Kano implementou esse sistema, a realidade era outra. Havia a necessidade de divulgação e disseminação de artes como Judo, Karate e Kendo e, por isso, o principal objetivo era criar um sistema que facilitasse a disseminação do conhecimento. Um 10º dan ensinava para dez 9º dan e assim por diante até atingir a base da pirâmide.
Até chegar a 1º dan, grau comumente associado a famosa Faixa Preta, a graduação segue as escala decrescente denominada Kyu, sendo o 1º kyu a mais alta. Para fins de referência, no Judo, Karate e outras, o 1º kyu representa a faixa marrom. No Brasil, para todos os casos abaixo do 1º kyu, o praticante é chamado de aspirante. A CBK determinou que a concessão do 1º kyu e outras graduações acima sejam feitas através de um exame coordenado por ela. Abaixo disso, o sensei responsável, se julgar necessário, tem a prerrogativa de conceder os outros Kyu para os seus alunos sem a necessidade de formalização.
Após pelo menos 6 meses de treinamento, o praticante está apto a tentar se graduar para o 1º dan. Com isso, ele já atesta conhecer os 12 kata do currículo do Seitei Iaido da ZNKR. Obviamente, não com toda a profundidade que cada kata traz em sua execução, mas conhecimento mínimo para desenvolver suas nuances. Entrando no grupo dos Dan, o praticante encerra seu ciclo básico de formação e inicia seu longo caminho de lapidação do seu Iaido.
Na segunda parte desse tema, entraremos nos detalhes do sistema de graduação.
Comments