Escolhendo espadas - Parte II
- Carlos Fernando Ferreira
- 25 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de nov. de 2020
Bokutō (espada de madeira)
Geralmente encontramos à venda bokutō importados de carvalho branco ou vermelho, cuja madeira atende às especificações necessárias de resistência e flexibilidade.
Para baratear o custo, e sendo o Brasil rico em madeiras, temos alguns fabricantes que utilizam madeiras nacionais com características semelhantes às do carvalho.
Ressaltamos que o Aikido é bem difundido no Brasil e os praticantes costumam usar bokutō para prática de aikiken. Então, academias de Aikido e seus fornecedores (lojas de equipamentos para artes marciais) podem ter espadas de madeira com preço razoável.
Ipê, por exemplo, é uma madeira muito boa e conseguimos encontrar bokutō por um preço acessível. Vi armas de Ipê com mais de 30 anos de uso e intactas.
Ultimamente tenho visto peças de Cumaru, que é uma madeira de qualidade superior, resistente, muito semelhante ao Ipê.
Quando encontrar outras madeiras à venda pesquise junto aos colegas e internet para levantar informações antes de comprar. Pinho por exemplo, apesar de leve, é muito frágil.
Quando escolher, avalie se o bokutō vem com as medidas padrão (101,5 cm de comprimento). Se houver pequena variação para cima ou para baixo, em torno de +/- 2 cm, acredito não fazer diferença.
O peso ideal varia de 500 a 600 gramas. Se for madeira mais nobre, mais pesada, chega a pesar até 800 gramas. Acima de 800 gramas consideramos pesada demais para Iaido.
Quanto à canaleta (“Hi”, “groove”), é interessante por ser similar à presente no iaito, pois pelo som ajuda a verificar se o corte está alinhado corretamente. Mas não é mandatório e a quase totalidade dos bokutō não vem com canaleta, exceto os importados e específicos para iaido.
Com ou sem saya (com ou sem bainha)?
O saya (bainha) para o bokutō pode ser improvisado moldando um cano de PVC à quente, mas o saya de plástico à venda nas lojas tem acabamento melhor e fica com menos aparência de improviso.
Em última instância, não é necessário o saya para usar um bokutō, pode colocar a espada direto no hakama e obi. Um pouco mais de trabalho em cada kata e menos sensação de embainhar a espada, mas não é mandatório.
Quanto ao tsuba (proteção da mão, guarda da espada), os de plástico comprados pela internet são o ideal, não compensa igualmente improvisar. Se não tiver acesso, pode-se comprar piso ou placa vinílica/de borracha rígida de uns 5mm de espessura e cortar no formato do tsuba. Dá um certo trabalho, mas funciona bem.
O sageo, corda que prende a bainha no hakama, é o mesmo utilizado para espadas de metal. O saya de plástico costuma danificar o sageo, desfiando. Aconselhamos a usar um barato.
Como última ressalva, quem pratica Jodo ZNKR tem que comprar em carvalho, pois está escrito no Manual que deve ser assim. Para eventos, exames e campeonatos, se não for de carvalho, vai dar problema.
Comments